Como a identidade visual vai gerar identificação do cliente para a empresa?

 

por Nandially Moreno

 

É fundamental para toda ou qualquer empresa, que está tenha consolidada sua identidade visual no mercado, pois essa identidade oferece um destaque especial à mesma e a faz única. É muito mais do que um logotipo bem trabalhado. Ela projeta a ideologia da empresa, seus princípios, valores, personalidade. Atua como o discurso visual e a essência nos diversos conteúdos ligados a empresa. Estabelece um padrão para o seu relacionamento com as partes interessadas, afim de gerar uma confiança e/ou segurança, seja financeira ou na lealdade do público ao qual deseja atender.

Como disse o professor Ricardo Di Santo “As marcas são lembradas pelos produtos, serviços e experiências que proporcionam aos seus consumidores e clientes, contudo, de nada vale esforços e investimentos se estas não forem lembradas e identificadas”.

Por esta razão, frente a uma gama de concorrentes, as empresas precisam ser ágeis para garantir alguma vantagem competitiva, mostrar o seu diferencial e fazer com que os clientes se identifiquem com a marca, construindo com está uma afinidade. Através de uma boa identidade visual os consumidores reconhecem qual o universo a que pertence aquela marca, nos permite distinguir o estilo da empresa. Se é uma empresa mais ou com características saudosistas; se é algo inovador ou se é agenciadora de estilos.

Sabe aquela historinha de que a primeira impressão é a que fica? Nesse caso é totalmente aplicável. É necessário um bom conteúdo junto utilização harmônica das cores e demais elementos gráficos. Formulando uma identidade gráfica equilibrada, marcante e versátil. Para que quando o futuro cliente olhar, lhe seja agradável e rapidamente capte a mensagem. Construindo uma ponte entre as partes.  Que será um facilitador na identificação da empresa em qualquer lugar. Um exemplo bastante prático é a Coca-Cola: o clássico rótulo vermelho com a letras brancas tornou-se identificável facilmente por qualquer pessoa, visto que já está gravada na memória visual e sem dúvidas estimula os clientes ao redor do mundo a consumir.

Já que, quanto mais o cliente se identificar com a marca e o que ela representa, maiores são as possibilidades de que produtos e serviços da marca sejam internalizados. Por isso que é essencial assimilação do público a marca e dos elementos que a compõem. Em especial a parte estética que é muito valorizada e por vezes a mais atrativa. Para gradativamente ir sendo fortalecida diante do público.  Há pesquisas que afirmam a influência da identidade visual no envolvimento do cliente.

Como consequência disso surge uma série de benefícios que diferencial uma empresa de boa identidade visual para uma de ruim. Dentre eles: Passar mais profissionalismo, motivação pessoal em relação ao próprio empreendimento, sensação de pertença pelos funcionários, acessibilidade e reconhecimento da marca e dos conteúdos em geral pelos clientes, facilidade na comunicação entre os stakeholders, atrair possíveis parceiros, consequentemente resultando no aumento das vendas.

Perante ao mundo atual onde somos sobrecarregados com informações instantâneas, principalmente no mundo digital, então é preciso fazer algo diferente e cativante se quiser conquistar os clientes. A construção de uma identidade visual eficiente é importante. Pode ser usada como uma estratégia da empresa.