7 dicas para atrair clientes no Natal

 

Por: Letícia Esther

O Natal se aproxima cada vez mais, e esta pode ser uma excelente oportunidade para impulsionar os seus negócios: basta utilizar as estratégias e ferramentas corretas. Pensando nisso, listamos 7 dicas para te auxiliar a atrair mais clientes neste período:

#1 – Entre no clima

Se a sua empresa possui um estabelecimento, não deixe de investir em uma decoração natalina. Criar um clima propício para as compras de natal é fundamental para que os potenciais clientes se sintam estimulados a adquirir os seus produtos ou serviços. Aposte em cores e objetos que remetam ao Natal; desta forma, você cria uma atmosfera propícia e estimulante, além de demonstrar que a sua organização está engajada em se manter atualizada com as demandas de mercado.

#2 – Invista no marketing

Utilize estratégias de marketing para atrair o seu público-alvo, adaptando-as ao Natal. Você pode investir, por exemplo, na confecção de materiais (fazendo pequenas adaptações na identidade visual da sua empresa), em ações nas redes sociais, no e-mail marketing (estratégia que envolve a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto) ou no marketing de conteúdo (estratégia que envolve a criação de conteúdo relevante e direcionado, de modo a criar uma percepção positiva da sua marca), sempre direcionando estas ações para o Natal.

#3 – Pesquise tendências de mercado

É importante estar atento às demandas de mercado durante todo o ano, mas especialmente em datas comemorativas; e no Natal não seria diferente. Busque se informar sobre as necessidades e interesses do seu público alvo durante este período. Em outras palavras, oferte aquilo que estão procurando com relação aos produtos/serviços, e também a outros aspectos que a experiência da compra envolve, bem como estilo de atendimento e facilidade de pagamento.

#4 – Enfatize produtos e serviços

Nesta época, coloque em evidência todo e qualquer produto ou serviço ofertado pela sua empresa que tenha algum tipo de relação com o Natal. Se o panetone é uma tradição natalina e a sua empresa também comercializa panetones, então coloque-os em evidência. Se costuma-se trocar presentes durante o Natal, coloque em evidência aqueles produtos que são boas opções de presente. Se, no Natal, as pessoas costumam estar bem arrumadas e bem vestidas, coloque em evidência as belas peças de vestuário e sapatos que a sua empresa comercializa. Tudo isso pode ser feito através de estratégias de marketing e ornamentação, por exemplo.

#5 – Invista na apresentação dos produtos

Você deve saber que o Natal é uma época em que as pessoas costumam trocar presentes. Pensando nisso, invista na apresentação dos seus produtos, para que eles se tornem aptos para tal. Esteja atento à estética das embalagens, ou implemente a utilização de cartõezinhos natalinos, por exemplo. E lembre-se: pequenos detalhes fazem toda a diferença.

#6 – Facilite a compra

Durante o final de ano, as pessoas costumam ter muitas despesas. Por isso, seja estratégico e facilite o processo da compra: não somente com relação ao preço, mas também às formas de pagamento. Se atente ao fato de que este pode ser um fator de diferenciação entre a sua empresa e o seu concorrente.

#7 – Esteja preparado para a alta demanda

Neste período, o comércio costuma estar bastante movimentado. Em decorrência disso, os colaboradores ficam sobrecarregados com a alta demanda de clientes entrando e saindo dos estabelecimentos, procurando por produtos e serviços diferentes. Por isso, prepare-se para recebê-los; se necessário, contrate pessoas temporariamente e engaje a sua equipe a caprichar no atendimento de qualidade. Se você trabalha em um e-commerce, esteja preparado para a grande quantidade de pedidos, atentando-se ao processo de logística a fim de evitar transtornos, como troca ou atraso na entrega de pedidos.