7 dicas para concretizar resoluções de ano novo

 

Por: Letícia Esther

O final de ano está se aproximando, e com ele, as resoluções de ano novo. Listar tudo aquilo que se espera para o próximo ano, bem como as metas que se pretende alcançar (tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional) já tornou-se uma tradição, sendo uma prática comum entre muitas pessoas. Por outro lado, também é comum que, com o passar do tempo e com os afazeres do dia-a-dia, esses objetivos acabem se perdendo e “caindo no esquecimento”. E é justamente por isso que reunimos 7 dicas para te ajudar a alcançar os seus objetivos para o próximo ano.

#1 – Seja realista

De nada adianta estabelecer metas impossíveis de serem cumpridas, ou que sejam, no mínimo, improváveis. Aliás, isto pode ser perigoso no sentindo de gerar frustrações. Por isso, esteja ciente de que os seus objetivos são executáveis no prazo estabelecido, levando em consideração o contexto atual e as ferramentas que você dispõe para que estas sejam concretizadas.

#2 – Seja claro e específico

Toda e qualquer meta precisa ser específica e quantificada. Metas genéricas como “ganhar mais dinheiro”, “emagrecer” ou “estudar mais” tornam-se improváveis de serem alcançadas, uma vez que a sua visualização torna-se complicada. Descreva exatamente aquilo que se deseja atingir, como “emagrecer 12kg” ou “estudar 2h por dia”. Dessa forma, você saberá exatamente quando a sua meta foi alcançada.

#3 – Estabeleça prazos 

As metas precisam ter começo e fim; por isso, estipule prazos para cada uma delas. Desse modo, será muito mais fácil acompanhar e controlar o seu andamento, além de te manter motivado a alcançá-las dentro do período de tempo estimado.

#4 – Escreva-as e mantenha-as em um local visível

Pesquisas apontam que escrever as suas metas aumentam as chances de atingí-las. Por isso, tire-as do pensamento e coloque-as no papel, tornando-as tangíveis. Ao fazer isso, você torna aquilo que antes estava no campo das ideias em algo concreto, o que, de certa forma, acaba impulsionando a sua realização. Também não adianta escrevê-las e guardá-las na gaveta; as suas metas precisam estar dispostas em um local visível, de preferência, em um local pelo qual você passe todos os dias. Desse modo, ainda que as atribulações do dia-a-dia te desviem do seu foco, elas estarão sempre lá para serem lembradas.

#5 – Compartilhe

Após ter as suas metas definidas, compartilhe-as com pessoas próximas, que sejam de sua confiança. Fale sobre tudo o que deseja alcançar no próximo ano. Essa prática pode te ajudar a manter-se motivado e engajado em alcançar os seus objetivos.

#6 – Controle

Acompanhe o andamento das suas metas. Observe, constantemente, tudo que já foi feito e tudo que ainda precisa fazer. Isto poderá proporcionar uma visão mais ampla e estratégica dos seus objetivos, ajudando a identificar pontos a serem melhorados. Além disso, pode ser uma forma interessante de te motivar em dar continuidade ao que já foi iniciado.

#7 – Seja resiliente

Esteja ciente de que metas podem não ser alcançadas. Às vezes, por mais que nos dediquemos à alguma coisa, ela simplesmente não acontece -ou não acontece como gostaríamos-.  E está tudo bem. Respire fundo, analise os motivos pelos quais os resultados esperados não foram alcançados, corrija-os e tente novamente. Desistir não é uma opção.

Boa sorte!