5 dicas para um trabalho mais produtivo

 

Por: Letícia Esther

Quem nunca ouviu falar que “tempo é dinheiro”? Hoje em dia, vivemos em uma busca incessante por uma maior produtividade, mas ainda cometemos os mesmos erros. Por isso, a Cia Júnior Consultoria traz 5 dicas para garantir um excelente nível de produtividade tanto na vida pessoal, quanto profissional.

#1 Planeje

Planejamento é essencial para tudo que se pretende fazer, tanto no âmbito pessoal, quanto profissional. Essa ferramenta nos possibilita uma visão mais ampla e estratégica dos objetivos e metas que pretendemos alcançar, sobretudo quando delimitamos as etapas envolvidas no processo e um prazo para cada uma delas. Coloque as suas metas/tarefas em ordem de prioridade, o que tornará o seu trabalho muito mais eficaz. Além disso, mantenha o seu planejamento sempre acessível e com a maior visibilidade possível, a fim de evitar esquecimentos.

#2 Organize-se

Organização é uma palavra-chave quando tratamos de produtividade. Analise o seu nível de organização física e digital e tente melhorá-lo da forma como puder. Se você tem dificuldades para manter-se organizado no seu dia-a-dia, busque o auxílio de ferramentas. Hoje em dia, a tecnologia nos proporciona diversos softwares e aplicativos que podem ajudar a nos manter mais organizados; muitos deles permitem criar listas de tarefas, mensurar o cumprimento de metas, armazenar arquivos por categorias, etc. Além disso, atente-se ao seu ambiente de trabalho – que precisa estar limpo, organizado e confortável para o desenvolvimento das suas tarefas.

#2 Evite a procrastinação

Quando falamos em produtividade, a procrastinação (hábito de deixar as tarefas sempre para depois) é sempre um problema, pois tende a gerar um grande acúmulo de tarefas, o que causa estresse, ansiedade e consequentemente uma queda de produtividade. Para evitar que isso aconteça, escolha uma quantidade razoável de tarefas a serem realizadas por dia, de modo que você não se sinta sobrecarregado antes mesmo de começar a fazê-las. Tente manter-se motivado em realizar aquilo que precisa ser feito, de modo que a preguiça não seja mais um problema. Outra dica que pode te ajudar nesse quesito é evitar distrações: redes sociais, televisão, conversas paralelas devem ser abominadas; mantenha o foco no que realmente importa e premie-se depois com momentos de lazer e entretenimento.

#4 Descanse

A ciência nos mostra que quando estamos descansados e relaxados, produzimos mais e melhor: afinal de contas, sem saúde e qualidade de vida não somos nada. Priorize, por exemplo, o seu sono. Durma bem. Pesquisas apontam que uma boa noite de sono pode aumentar de forma significativa os níveis de produtividade do indivíduo. Além disso, a prática da meditação também pode ser uma excelente aliada, uma vez que auxilia a acalmar a mente, amenizar a ansiedade e aumentar a concentração; por isso, reserve alguns minutos do seu dia para sentar-se em um local tranquilo e silencioso, prestar atenção nos sons da natureza e na sua própria respiração. E uma vez por ano, não esqueça: é hora de tirar férias!

#5 Seja estratégico

Todos nós temos um período do dia em que somos mais produtivos: identifique o seu e invista nele, priorizando a realização de tarefas mais difíceis e pesadas, de modo que as tarefas mais leves sejam feitas nos demais períodos. Outra dica bastante óbvia e importante é: acorde cedo! Dessa forma, você terá muito mais tempo para realizar aquilo que precisa ser feito. E por fim, aproveite melhor os horários vagos. Sabe aquele tempinho de espera para uma consulta ou para pegar o ônibus, carona, metrô ou o que quer que seja? Pois bem: aproveite esse tempo para realizar alguma pequena tarefa que seja de grande valor e conquistar importantes resultados.

 

Boa sorte!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *