A vital importância do desenvolvimento pessoal

Por: Filipe Barbosa

Ao longo dos anos, o mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais competitivo, não apenas pelo aumento de pessoas nas áreas de interesses comuns, mas também pela exigência solicitada pelas organizações. A partir deste panorama, quanto mais nos aperfeiçoamos, mais sentimos necessidade de aprender novas vertentes de áreas que nos interessam ou aperfeiçoarmo-nos em áreas das quais não temos tanto domínio, tudo isso para sobrevivermos na selva de pedra que é o mercado de trabalho competitivo do século XXI.

Mas um questionamento que nos aborda durante os anos na academia é: “O que fazer para me destacar dos demais concorrentes quando me tornar de fato um profissional?”. Aprender inglês, focar nos estudos, fazer intercâmbio, cursos de especialização, todas estas parecem respostas automáticas, mas e se o acadêmico não tiver acesso a todas ou algumas destas opções? Não percamos a cabeça com estes questionamentos. É importante ter economia suficiente para investir em si mesmo, mas tudo também pode ser colocado em seu devido tempo.

Estudar, se capacitar, conseguir um estágio e palestras ou cursos gratuitos ou acessíveis são opções viáveis e de grande valia. É importante nunca perdermos as oportunidades, pois todo conhecimento é válido e pode ser utilizado no futuro, pois, conhecimento nunca é demais e será sempre um diferencial no seu currículo e na sua experiência acadêmico-profissional.

Manter o foco no que você quer para o futuro também é de vital importância para que você suba os degraus necessários para alcançar seu sonho no tempo ideal, paciência é também uma virtude e por isso, você deve saber planejar-se para tomar suas decisões no momento correto.

Analisar e estar por dentro das tendências e constantes atualizações da área em que você pretende se inserir também são importantes, pois agregando conhecimento em tempo hábil e assertivo, você consegue assimilar as novidades do mercado com mais facilidade e consequentemente melhorar a qualidade do seu trabalho futuramente.

Embora o mercado de trabalho pareça cruel, ele também é justo, e seu conhecimento agregado sempre somado à experiências e ritmo de trabalho sempre serão bem vindas em organizações que pretendem se manter atuais e fortes no mercado, trazendo novas ideias à equipe e resultados assertivos à empresa.