Por: Erik Vinícius

Se você é um empreendedor inovador e busca novos modelos para aumentar a produtividade e elevar o patamar da sua empresa, talvez você precise entender o Endomarketing.

O termo Endomarketing foi induzido no Brasil na década de 90, com o consultor empresarial Saul Bekin, e como o próprio nome sugere o Endomarketing é uma estratégia de marketing interno da empresa. Essa modalidade pretende melhorar a imagem da empresa entre os seus colaborares, gerando uma equipe motivada. Seu trabalho gira em torno do foco nas pessoas, por isso percebemos que é uma relação entre marketing e RH.

Caso essa estratégia for bem executada, a empresa possuirá profissionais com um sentimento de orgulho, que atenderão melhor clientes, poderão aumentar sua produtividade e indiretamente influenciar pessoas a terem um novo pensamento sobre a marca. Por exemplo, um funcionário de uma empresa que está amplamente satisfeito com a sua empresa e a maneira como ela funciona ele tende a falar isso para a família e amigos, fazendo-os enxergar a empresa de maneira mais humanitária, gerando novos consumidores e até atraindo melhores profissionais que estejam buscando melhores ambientes para trabalharem. O Endomarketing também reduz o turnover, pois o funcionário com esse sentimento de pertencimento se mostra menos propenso a deixar a empresa.

Existem várias multinacionais que se utilizam do endomarketing, dentre elas a Toyota merece destaque. A montadora se tornou referência mundial quando o assunto é marketing interno por apostarem palestras, criatividade e trabalho em equipe. Um novo colaborador que é contratado pela empresa é exposto a um treinamento de cinco meses para entender a cultura da empresa, assim após esse processo o funcionário se encontra capacitado e ciente dos processos da empresa, fazendo-o sentir mais útil dentro da corporação e motivado nas suas atividades.

Tendo em vista os aspectos observados é extremamente relevante para uma empresa moderna se utilizar do Endomarketing, pois atualmente é um importante diferencial para sua empresa explorar essa estratégia que pode mudar a visão da sua marca, sua produtividade, relações da empresa, enfim, poderá mudar a cara da sua organização.

Categorias: Uncategorized

Posso lhe ajudar?
Como posso te ajudar?