Por: Letícia Esther

No mundo corporativo atual, em que muitas empresas buscam dominar o mesmo nicho de mercado –comercializando produtos e serviços semelhantes-, a necessidade de se destacar entre os concorrentes vem aumentando de forma significativa. Neste sentido, o marketing torna-se uma importante ferramenta para as organizações, sendo responsável por traçar estratégias de comunicação interna e externa em busca da prospecção e fidelização de clientes, levando em consideração o objetivo de tornar a empresa cada vez mais conhecida e valorizada no mercado.

No mundo atual de constantes mudanças, marcado pela otimização de tempo e de recursos, e também pela velocidade na troca de informações, é comum que as pessoas estejam cada vez mais conectadas à internet – seja para uso pessoal ou profissional -. Com o advento deste veículo de comunicação, o consumo de conteúdo online vem crescendo de maneira significativa. A internet tornou-se, portanto, um veículo estratégico e promissor no que se refere à inserção e expansão de marcas no mercado, bem como à divulgação de produtos e serviços, sendo um canal altamente explorado pelas empresas. Desta forma, conquistar o seu público alvo tornou-se muito mais fácil e acessível para as organizações, visto que independente do nicho de mercado que o consumidor pertença, ele certamente estará online.

É neste contexto que emerge o “marketing digital“: um conjunto de estratégias que investe em ações de comunicação através da internet e de outros meios digitais, englobando a prática de promoção, divulgação e comercialização de produtos ou serviços, bem como de expansão e inserção das marcas no mercado, possibilitando atingir aos consumidores de forma personalizada, rápida e assertiva, conquistando novos clientes e aumentando a rede de relacionamentos das organizações. Caracterizado pela rapidez no fluxo de informações, pela facilidade de pesquisas (facilidade de encontrar aquilo que se procura – o que acaba sendo um fator positivo também para as empresas), pela personalização (veiculação de anúncios e conteúdos voltados para os interesses do público que se deseja alcançar) e pela interação (facilidade de comunicação dos consumidores entre si e dos consumidores com as marcas), pesquisas apontam que é crescente o número de compras influenciadas pelas mídias sociais.

Mas é preciso ter cuidado: além de utilizarem a internet para procurar marcas, produtos e serviços de seu interesse, os consumidores dividem impressões sobre as suas aquisições, compartilhando a sua satisfação ou insatisfação. Este pode ser um fator decisivo para as empresas, uma vez que qualquer deslize pode ser facilmente multiplicado, causando um impacto muito maior; ao mesmo tempo em que as ações positivas também são reconhecidas e compartilhadas. Entretanto, o investimento na internet como veículo de divulgação vem se tornando fundamental para as empresas de todos os setores, de modo a demonstrar a sua adequação aos novos padrões de comunicação, bem como às características e necessidades dos consumidores, que utilizam amplamente os meios digitais.

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